O impacto da aplicação de tarifas no comércio internacional

Jan 28, 2025

O comércio internacional representa um pilar fundamental para o desenvolvimento económico e a cooperação entre as nações. A imposição de tarifas — impostos aplicados sobre bens importados ou exportados — tem um impacto significativo neste cenário, influenciando desde o comportamento dos consumidores até as relações diplomáticas. Este é um tema que tem sido amplamente debatido desde que Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos, referindo-se constantemente à aplicação de tarifas como meio para fomentar o crescimento económico Americano. O presente artigo não procura discutir a bondade ou objetivos da aplicação das tarifas, mas antes elencar resumidamente algumas vantagens e desvantagens da aplicação das mesmas.

Vantagens das Tarifas

As tarifas têm o potencial de proteger as indústrias domésticas, tornando os produtos importados mais caros e menos competitivos em relação aos produtos locais. Essa prática pode:

  1. Fomentar a Indústria Nacional, protegendo setores estratégicos;
  2. Gerar Receita Fiscal, no sentido de que as tarifas contribuem para o aumento das receitas públicas;
  3. Reduzir Dependência Externa, permitindo aos produtos nacionais aumentar quota de mercado, reduzindo a vulnerabilidade e dependência do exterior.

Desvantagens das Tarifas

Em sentido inverso, as tarifas podem também acarretar várias consequências negativas, incluindo:

  1. Aumento do Custo de Vida, em função do aumento do preço dos produtos e matérias primas importadas;
  2. Retaliações Comerciais, sendo expectável que os países afetados respondam com medidas similares, provocando dessa forma guerras comerciais.

No cenário atual, as tarifas parecem ser mais uma ferramenta política de arremesso, do que um verdadeiro fator de crescimento económico. Numa época em que o comércio internacional tem uma escala global, torna-se sobretudo relevante encontrar métodos que promovam o equilíbrio entre a legítima proteção económica do país e as relações internacionais, não comprometendo o custo de vida interno.