Sobre o Filipe

Consultor Financeiro

O meu nome é Filipe Meneses, e desde cedo tive a sorte de descobrir a minha vocação, ligada à gestão e finanças empresariais.

Possuo cerca de 20 anos de experiência no setor financeiro, com foco em bancos e seguradoras. Ao longo da minha carreira, desenvolvi inúmeros projetos estratégicos tão variados como gestão de operações financeiras, projetos de transformação digital e liderança de risco de crédito de um grande Banco, tanto em Portugal quanto em diversos países africanos de língua portuguesa, nomeadamente Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Principais Competências

Consultoria Financeira: Análise de riscos, estratégias de crescimento e otimização de operações.

Gestão de Projetos: Planeamento e execução de projetos em ambientes multiculturais e multidisciplinares.

Liderança e Desenvolvimento de Equipas: Formação e acompanhamento de proximidade para formar excelentes profissionais e maximizar resultados.

Adaptabilidade Cultural: Capacidade comprovada de atuação em diferentes contextos económicos e culturais, com foco em mercados emergentes.

Principais Realizações: Liderança de projetos de transformação digital numa Instituição Financeira em Portugal.
Desenvolvimento de seguradoras em mercados emergentes africanos. Consultoria para instituições financeiras em processos de compliance e gestão de risco.

Atualmente, sou fundador da Fénix Horizonte, uma empresa dedicada a consultoria financeira e formação, com o objetivo de apoiar empresas a alcançar um crescimento sustentável e a desenvolver as suas capacidades num mercado em constante evolução. Defendo uma consultoria de proximidade, porque mais que consultor quero ser um parceiro de confiança para os meus clientes.

Filipe Meneses

Filipe Meneses – Percurso

Após a conclusão da Licenciatura em Finanças, no ISCTE, iniciei a minha carreira profissional na Deloitte em 2006, na Divisão de Auditoria do Setor Financeiro. Aqui, desenvolvi diversas auditorias às seguradoras líderes de mercado em Portugal e Angola, tendo depois passado como Gerente de Equipa para Auditoria e Consultoria junto de diversos Bancos líderes de mercado em Portugal, Angola e outros países de Língua Portuguesa.

Em 2013 ingressei no Banco BIC Português, onde comecei por desenvolver o projeto da seguradora BIC Seguros em Angola. Foi nesta Seguradora que ingressei em 2014, no seu momento de fundação, desempenhado funções de Diretor Financeiro. Em 2016, fui convidado pelo Banco BIC Angola a reformular a área de Compliance daquela Instituição numa altura particularmente exigente nesta matéria, tendo passado a acumular funções no Grupo‎ BIC.

Em outubro de 2017 voltei para Portugal, tendo sido convidado pelo EuroBIC para assumir a Direção de Organização e Qualidade, com o objetivo de reformular esta área. Nesta Direção, passei a liderar o Normativo, a Gestão de Projetos e a área de Qualidade e Inovação. Assumi posteriormente, a convite da Comissão Executiva, o papel de PMO do Plano Estratégico do EuroBic.

Em novembro de 2020, a convite da estrutura acionista do EuroBIC, fui nomeado membro do Conselho de Administração, como Administrador Executivo, com os pelouros de Risco de Crédito, Mercado de Capitais e Organização e Qualidade, incluindo a componente da gestão transversal de projetos. A estes pelouros acrescentaram-se, em 2022, os Canais e Meios de Pagamento e a área de Segurança de Informação e Proteção de Dados Pessoais. Posteriormente, fui nomeado Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação

“Queremos ser o seu parceiro estratégico, um parceiro de confiança e de proximidade, que desafie os horizontes e leve mais além a sua ambição. O sucesso baseia-se na confiança, em nós próprios e nos outros; é isso que defendemos e aplicamos nas nossas relações. Juntos, sempre em equipa, quebramos barreiras e definimos os nossos próprios horizontes, sem limitações. “

Princípios

Os Nossos Valores

Missão

Defender uma consultoria de excelência, acessível e de proximidade, que permita às empresas alargar os seus horizontes. Capacitar empresas e indivíduos a ambicionar novos horizontes para os seus negócios e projetos, através de soluções personalizadas. Focamo-nos em oferecer aconselhamento estratégico para um crescimento sustentável, numa relação de proximidade e orientada para os resultados.

Missão

Defender uma consultoria de excelência, acessível e de proximidade, que permita às empresas alargar os seus horizontes. Capacitar empresas e indivíduos a ambicionar novos horizontes para os seus negócios e projetos, através de soluções personalizadas. Focamo-nos em oferecer aconselhamento estratégico para um crescimento sustentável, numa relação de proximidade e orientada para os resultados.

Visão

Ser uma referência no mercado de consultoria empresarial, reconhecida pela nossa dedicação à excelência, proximidade aos clientes e impacto positivo que geramos nas empresas e seus projetos. Aspiramos ser um parceiro estratégico de confiança, contribuindo para o sucesso e a longevidade dos negócios dos nossos clientes, alargando os horizontes do negócio.

Valores

O nosso compromisso é com a ética, transparência e excelência em tudo o que fazemos. Valorizamos relações de confiança e o impacto positivo que geramos para os nossos clientes e para a sociedade.

Valores

O nosso compromisso é com a ética, transparência e excelência em tudo o que fazemos. Valorizamos relações de confiança e o impacto positivo que geramos para os nossos clientes e para a sociedade.

Atividades de Consultoria

Projetos Desenvolvidos

Auditoria às Demonstrações Financeiras

Análise de demonstrações financeiras, garantindo a validade face a Planos Locais de Contabilidade, bem como às Normas Internacionais de Contabilidade

Contabilidade & Informação de Gestão

Apoio contabilístico diário e em situações de fecho de períodos. Implementação e preparação de reportes internos de informação de gestão e reportes regulatórios externos

Planeamento e orçamentação

Elaboração de orçamentos, estudo de alocação de recursos e acompanhamento da respetiva execução. Preparação de informação de gestão orçamental e medidas de correção

Auditoria Interna

Implementação de metodologias de Auditoria Interna de acordo com as melhores práticas internacionais. Formação de profissionais e acompanhamento de ações de auditoria

Transformação Operacional

Otimização de processos internos com vista ao aumento da eficiência e redução de custos. Definição de estratégias e modelos de operação, adaptando as empresas e projetos às constantes evoluções do ambiente de negócio

Gestão de Projetos

Gestão de projetos multidisciplinares, com foco na orientação para os resultados e pragmatismo na entrega. Preparação de estudos de viabilidade económica e acompanhamento integral do projeto